quinta-feira, 31 de março de 2011

Padaria Nova Alvorada (Pizzaria)

Eu amo pizza. Não sei ao certo quando este amor começou, mas sei que foi há muito, muito tempo atrás. É coisa de família.
Quando era criança, aos fins de semana, lembro que na casa da minha avó sempre se pedia pizza. Na época, há mais de 30 anos atrás, não havia muitas opções; era sempre na Paulino da alameda Pamplona, em São Paulo, e os sabores invariavelmente muzzarella ou calabresa. Muito tempo se passou desde então, e hoje em dia temos pizza de chocolate, borda recheada, enfim, nem sabemos mais porque chamamos de pizza... mas tudo bem é a evolução.
O fato é que por causa deste amor velho, sempre estou à procura de pizzarias, e ultimamente em especial as que cabem no meu bolso, que anda meio apertado :) . Então, um dia, conversando com o Marcão, meu amigo e companheiro na caça à pizzarias boas e baratas na região, me contou de uma padaria perto da rodoviária nova de São José dos Campos, que tinha forno a lenha! O forno a lenha já é um bom sinal, pensei e experimentei a tal da pizza. Virei freguês e hoje em dia pego pizza lá pelo menos uma vez por semana. A pizza deles tem recheio farto e de boa qualidade; a calabresa é muito especial, e quem gosta elogia sempre. A massa é média, e vem bem assada.
A padaria chama-se Nova Alvorada, e fica em uma casa/prédio que foi um antigo teatro, segundo a Fátima, que fica no caixa da padaria, me contou um dia. Ela e o pizzaiolo Reinaldo são uma simpatia e sempre procuram atender com carinho os pedidos; gente que trabalha com amor mesmo. Infelizmente eles não entregam, mas mesmo assim vale muito a pena. Recomendo com louvor.

Prós: Pizzas saborosas, recheio farto, preços bons.

Contras: Atendimento pouco eficiente, abafado no verão.

Preços: Muzzarella R$12,00; serve também no balcão, mas é mais caro.
Endereço: Av. Pedro Alvares Cabral, 805, Jardim Paulista, São José dos Campos, SP

Horario de funcionamento: Pizza de terça a domingo até as 11 da noite

Internet: Não
Entrega a domicílio? Não

Formas de pagamento: Visa e Master Débito ou crédito, acima de 20 reais.

Tel: 12-3922-9230

quinta-feira, 24 de março de 2011

Abobrinha Recheada com Catupiry

Receita da Arlete, para acompanhar peixe, ficou perfeita...Abaixo segue a receita para uma abobrinha, multiplique conforme necessário. Calcule como acompanhamento para uma refeição de 1/2 a 1 abobrinha por pessoa, depende de quão gulosos são seus convidados...

Ingredientes:
  • 1 abobrinha
  • 200 gr catupiry por abobrinha
  • QB queijo parmesão

Modo de preparo:
  • Corte a aborinha transversalmente, formando cilindros chatos (veja foto abaixo).
  • Retire as sementes e um pouco do miolo, mas não muito. 
  • Sele, mergulhando os pedaços em água fervente po 2 minutos.
  • Tire da água
  • Disponha os cilindros de abobrinhas em pé, em um refratário, e recheie com catupiry.
  • salpique o topo dos cilindros com parmesão. 
  • Leve ao forno em temperatura alta (180.c ou mais), até que o parmesão doure.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Falsa Moqueca Capixaba de Porquinho (peixe)

Caros,
Quem acompanha este blog sabe que só publico receitas que faço ou que experimentei, e mesmo assim de uma forma mais detalhada, mais fácil de reproduzir; ainda assim a receita em questão tem que ser digna de nota (outro dia fiz uma torta de ricota com mel que ficou abaixo da crítica...portanto nem publiquei a receita!). O grande problema com isto é que este processo toma tempo, para pesquisar similaridades, quantidades, comparar com outras receitas, tentar melhorias. Infelizmente, não tenho conseguido este tempo para cozinhar e produzir as receitas na velocidade que gostaria; trabalho demais, chego tarde, filhinho pequeno em casa, esposa cansada, enfim, uma daquelas fases de correria pela qual todos nós passamos uma hora ou outra, e sacrifica algumas atividades gratificantes como a culinária. 
Por outro lado na vida sempre temos um lado bom em tudo; mesmo nesta fase atribulada, nossos amigos vez por outra nos dão uma folguinha e conseguimos um asilo culinário; desta vez foi a Arlete e o Fábio, este fim de semana, e com um almoço maravilhoso e simples, do jeito que as coisas devem ser!
Chamei o prato de Falsa Moqueca Capixaba. Os capixabas dizem que moqueca mesmo é capixaba, o resto é peixada, por um motivo simples; a simplicidade do prato. Segundo reza a tradição, moqueca capixaba é composta do peixe (e/ou frutos do mar), cebola, tomate, coentro e tempo na panela de barro. Nada de leite e côco, azeite de dênde, e outras "cositas mas"...  pois a receita que nossa amiga Arlete fez é muito parecida, com exceção da panela de barro, e o tipo de peixe, nada convencional. Explico: Na moqueca normalmente vemos peixes mais nobres, mas o Porquinho, que é um peixe barato, é muitas vezes injustamente desprezado na cozinha. Deste jeito, como comprovei, fica delicioso, e saudável!.  

Falsa Moqueca Capixaba de Porquinho (peixe)

Ingredientes
  • 8 porquinhos, limpos, sem cabeça
  • 8 tomates grandes, cortados em fatias
  • 4 cebolas grandes, cortada em fatias
  • 2 dentes de alho
  • 2 limões (suco)
  • QB de Coentro
  • QB de Sal
  • QB de Pimenta do reino
  • Fio de Azeite de Oliva
Modo de Preparo

Tempere o peixe com sal, pimenta-do-reino e o suco de limão.
Esquente o azeite, refogue as cebolas e junte em seguida os tomates na panela e deixe soltar água.
Junte o peixe temperado junto com o suco de limão.
Acrescente o coentro.
Deixe cozinhar, em fogo brando 15 minutos, até que a carne esteja bem branca (cozida).   .
Sirva com arroz integral ou 7 grãos e abobrinha recheada com requeijão.