quinta-feira, 24 de maio de 2012

Risoto de Bacalhau

Receitinha maravihosa, e fácil de fazer, que aprendemos esta semana.

Risotinho de Bacalhau

Ingredientes (esta quantidade é suficiente para fazer duas travessas de bom tamanho)

  • 500 gr Bacalhau
  • 500 gr Arroz
  • 2 caixinhas de Creme de Leite
  • 2 Cebolas
  • 2 dentes de Alho
  • QB Azeite
  • QB Sal
  • 200 de Muzzarella fatiada


Modo de Preparo

  • Deixe o bacalhau em água de um dia para o outro, trocando a água 3 vezes para dessalgar
  • Desfie o bacalhau, separe.
  • Doure a cebola, já picada miúda, no azeite, acrescentando em seguida o alho.
  • Em seguida acrescente o bacalhau e o refogue, e tempere com sal a gosto, separe.
  • Doure a outra cebola em outra panela, e em seguida acrescente o outro dente de alho em azeite, acrescente o arroz para esquentá-lo, tempere com sal, e acrescente água na panela (o dobro da quantidade de arroz). 
  • Cozinhe o arroz até até a água secar. 
  • Apague o fogo 
  • Acrescente o creme de leite no bacalhau, e misture com o arroz já pronto, 
  • Monte em uma travessa cobrindo com fatias de muzzarella e leve ao forno à 150.C, até o queijo gratinar.
Bom Proveito!

terça-feira, 22 de maio de 2012

Haruf Kebabs e Especialidades Árabes

Gente, notícia rápida...
Novo Árabe na cidade, com DNA do Al Badah, mas com cardápio um pouco mais sofisticado. Acabei de comer um kebab de cordeiro, e porçãozinha de kafta, deliciosos.
Entrem no site http://www.haruf.com.br/ pra ver o cardápio e visitem. No Shoping Esplanada, Av São João, perto do Vicentina Aranha.
Assim que voltar posto fotos e mais detalhes.
Abraços
'
Haruf, Kebabs e Especialidades Árabes
Av. São João, 612 - Shopping Esplanada, Lojas 11 e 12
São José dos Campos

tel: 3913-3025 / 3913-3074

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Farofa de Aveia

Receita de minha tia, boa para ajudar o controle do colesterol :)

1 cebola média picada
2 dentes de alho
1/2 pacote de 250g de aveia (ou seja 125 gr)
50 QB de uvas passas amarela sem caroço
QB Azeite
QB Sal

Refogar primeiro o alho, depois a cebola.
Quando a cebola começar a murchar acrescentar as passas; continue mexendo para misturar bem.
Acrescente a aveia, o sal, e mexa bem até dourar.

Você pode usar aveia em flocos ou triturada, que parece uma farofa mesmo. Eu pessoalmente prefiro em flocos, e depois de pronta levo ao forninho para que ela toste bem. Fica uma delícia.

Bom proveito!



segunda-feira, 14 de maio de 2012

Promoção de Pizza a preço bom!

Promoção - Fã de Pizza
Postagem rápida... Pizza em promoção na Fã de Pizza - 17,90, para retirar no balcão. são vários sabores como Muzzarella, Calabresa, Margherita, Napolitana, Escarola, Banana e outros.
A pizza tem massa média, e veio bem assada, em forno a lenha.
www.fadepizza.com.br
Av. Heitor Villa Lobos, 1564,
São José dos Campos

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Pizzaria Villa D'Aldeia

Bela Redonda de Abobrinha, Berinjela e Palmito
Confesso que hesitei muito em postar sobre a pizzaria Villa D'Aldeia. Afinal, logo que cheguei ao Vale do Paraíba, perguntei à várias pessoas, qual era a melhor pizzaria de São José dos Campos, e a resposta invariavelmente era: Villa D'Aldeia. Era uma unanimidade, à qual aderi, assim que experimentei sua pizza pela primeira vez. Por conta disto, por ser tão conhecida, posterguei tanto esta postagem, até que entendi que com o fluxo de novos moradores na cidade, ela poderia ser útil para apresentá-los à esta nossa velha amiga. 
No meu entender, as pizzarias podem ser divididas grosseiramente em dois tipos; pizzas massa fina ou grossa. E não adianta, se não quer errar, peça sempre a massa padrão da casa. Se a pizzaria faz massa fina, não peça massa grossa e vice-versa; é a garantia que você vai comer aquilo que ela se faz de melhor. Então, no caso da Villa D'Aldeia o padrão é massa fina, eu me acostumei com o seu sabor rico, bem recheado mas sem exagero, com ingredientes de primeira qualidade, e a atenção de todos na casa, mas sempre comendo a massa padrão, e garanto, nunca me arrependi.

A Pizzaria Villa D'Aldeia foi aberta em agosto de 1987 pelo Sr. Miguel Farias que foi presidente do Sindicomércio de São José dos Campos, tendo sido vendida ao Sr. Antonio dos Santos por volta de 1992. Inicialmente no endereço da Av. Nove de Julho, em uma casa com uma enorme figueira em sua fachada, ganhou predio próprio na  Av. São João, de estilo inconfundível, inaugurado em 2002. Por segurança, ambos os endereços ainda funcionaram simultaneamente por dois anos, até que o local original fosse fechado e o novo endereço seguisse sozinho. 

Cid, o gerente há muitos anos conta que o antigo dono foi o criador do cardápio, que é relacionado ao nome primitivo de São José dos Campos, assim como o nome da pizzaria, remetendo ao Brasil colônia, e seu o vocabulário da época. Assim temos a pizza das Tordesilhas (Rúcula, tomate seco e muzzarella), do Alcaide (Portuguesa sem ovos), da Senzala (Peito de peru com catupiry) com nomes curiosos. e pitorescos. 

Equipe Competente
O segredo da casa? Simples: ingredientes de qualidade, mantendo os fornecedores ao longo dos anos, e pouca rotação da equipe, para garantir o padrão, desde o forno até o atendimento nas mesas. O Pedrinho, um dos pizzaiolos,  é testemunha disto, pois foi contratado 6 meses depois da casa abrir, há 25 anos, e nunca mais saiu. Muita coisa mudou desde então, o cardápio cresceu para 62 tipos de pizzas, o ambiente se tornou mais elegante, mas o atendimento agradável, sem exageros, e a pizza, de massa fina (não excessivamente fina como algumas hostias servidas em São Paulo, por exemplo), recheio farto e servida no ponto certo, continuam os mesmos. Vá sem medo, é certeza de bons momentos e boa comida. 



Prós: Pizzas saborosas, bom atendimento. 

Contras: Preço (não é a mais cara de São José mas mesmo assim...), não tem filiais.


Preços: 
Muzzarella 38,00
Rúcula 58,80
Portuguesa (Alcaide com Ovos) 49,90



Endereço: Av São João 282, 
Jardim Esplanada
São José dos Campos - SP


Horario de funcionamento:
das 18:00 às 24:00 de domingo à quinta
das 18:00 à 01:00 sextas e sábados

Entrega a domicílio? Sim
Tel: 39221838 ou 3943-3270

Formas de pagamento: cartões

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Os Segredos do Arroz...

Ah o arroz, este amor do brasileiro... quem consegue almoçar sem arroz? Pensando nisto resolvi colocar aqui  respostas a perguntas sobre o preparo deste alimento, para os marinheiros de primeira viagem e outros nem tanto...
Um abraço e boa pilotagem em seus fogões!


ARROZ:
QUER ECONOMIZAR PARA FAZER O ARROZ? Lave o arroz e refogue. Coloque água fervente e deixe ferver por cinco minutos. Desligue o fogo, enrole a panela com folhas de jornal e em
seguida amarre com uma toalha. Deixe a panela assim durante quinze minutos. Ao abrir, o arroz estará cozido e quente.
ESQUECEU O SAL NO ARROZ? Se você esquecer de colocar sal no arroz e ele já estiver cozido,
misture a quantidade de sal para aquela porção em um copo de água e jogue por cima do arroz. Leve a panela de volta ao fogo até secar.
SERÁ QUE A ÁGUA DO ARROZ JÁ SECOU? Para saber se a água do arroz que está cozinhando já secou, basta apagar o fogo, molhar o dedo e bater no lado de fora da panela, como se
faz com o ferro de passar roupa. Se a panela estalar, significa que a
água já secou - se não estalar, o arroz ainda tem água.
SERÁ QUE POSSO FAZER O ARROZ DA SEMANA DE UMA VEZ? Você pode preparar uma porção de arroz para vários dias, refogando-o com bastante óleo, alho amassado e sal, até soltar da panela. Depois, guarde o arroz na geladeira num recipiente de plástico ou de vidro tampado. Retire da geladeira só a quantidade que você vai usar e cozinhe normalmente.
COMO FAÇO PARA O ARROZ NÃO GRUDAR? Depois que o arroz estiver pronto, faça um furo com um garfo e coloque dentro uma colher de sopa de vinagre. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais dois minutos. O arroz ficará mais soltinho.
COMO CONSIGO REAPROVEITAR O ARROZ? Coloque o arroz amanhecido numa panela com um pouco de água, mexa, tampe e leve ao fogo baixo. Depois de alguns minutos ele ficará soltinho e saboroso como o arroz feito no dia.
E SE O ARROZ QUEIMAR? Se o arroz queimar, coloque imediatamente a panela ainda quente e
com vapor dentro de um recipiente com água fria. Após alguns minutos o cheiro de queimado desaparecerá. Tire o arroz da panela sem raspar o fundo que queimou. Outra técnica é colocar uma cebola cortada ao meio no meio do arroz e tampar. O cheiro sairá.
COMO FAZER O ARROZ RÁPIDO? Para um rápido cozimento, faça o arroz na panela de pressão.
Quando a panela começar a chiar, deixe no fogo por dois minutos. Espere esfriar um pouco para abrir.
PUS MUITO OLEO PARA REFOGAR O ARROZ, E AGORA? Se você pôs muito óleo para refogar o arroz, coloque a água para cozinhar junto com algumas folhas de alface por cima. As folhas de
alface absorverão o excesso de óleo.
QUERO ESQUENTAR O ARROZ MAS ESTOU SEM MICROONDAS... COMO FAÇO? Para esquentar o arroz já cozido, basta colocá-lo num escorredor de macarrão e levar ao fogo dentro de uma panela com três ou quatro dedos de água. Deixe a água da panela ferver durante alguns minutos
para que o arroz fique quente e soltinho.
E PARA DESGRUDAR O ARROZ DO FUNDA DA PANELA? Para desgrudar restos de arroz do fundo da panela, coloque um pouco de água e vinagre e deixe ferver. O arroz sairá facilmente.
COMO TIRAR O EXCESSO DE UMIDADE DO ARROZ CRU? Para tirar o excesso de umidade do arroz guardado em lata, é só colocar uma fatia de pão seco dentro. O pão deixa o arroz seco e
soltinho.
Por último.... cozinhe o arroz sempre com a panela tampada. Assim ele não perde
nem o sabor nem a consistência.