sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Achando ingredientes na região - São José dos Campos

Um de nossos visitantes no Blog perguntou aonde poderia encontrar aspargos frescos em São José, ele não deixou o email, então não tiva como responder diretamente... resolvi postar, mas isto me fez pensar em tanta gente que chega aqui e realmente leva um tempo para se achar na região.
Nem sempre é fácil achar ingredientes como aspargos, cogumelos de vários tipos, frutas, especiarias sem procurar, pois São José dos Campos não é São Paulo, apesar de ser melhor que a capital e um monte de aspectos.
Temos alguns endereços que são necessários para quem gosta de cozinhar e principalmente usando ingredientes frescos, pois achá-los nem sempre é fácil, então vamos lá:
Fachada Villarreal
Começamos obviamente pelas feiras livres. Quem gosta realmente de cozinhar, sabe que tem horas em que só a feira livre resolve. Em São José não é diferente e temos várias: Entre no site da prefeitura e verifique qual é mais próxima de você. Com o tempo conversando com os feirantes, você vai descobrir que há algumas feiras mais completas, com mais bancas, e outras mais compactas, de bairro mesmo, invariavelmente vc vai achar ingredientes legais e os melhores feirantes para se tornarem seu fornecedor habitual. Escolha a sua e vire freguês!
Temos também supermercados que ajudam na hora de procurar. Tem o Villarreal, que tem muita coisa boa, embutidos de boa marca, vinhos e azeitas, frutas secas, e uma seção de verduras muito boa. Veja o endereço aqui
Emporio Victoria
Outro que recomendo apesar de ser de rede, é o Pão de Açucar dentro do Shoping colinas, que me salvou algumas vezes. 
Para especiarias, temperos e outros temos duas sugestões: o Emporio Victoria, na rua Euclides da Cunha na Vila Ema, que além de ter muitos temperos diferentes e conservas, tem também vinhos e outras coisas que gostamos. Eles servem refeições também, verifique os horários e telefone aqui.
Mercado Municipal
Outro que vale a pena visitar, principalmente se você gosta de temperos diferentes, que as vezes, nem o pessoal da cidade mesmo sabe aonde encontrar, é o Mercadinho Piratininga, que recomendo sem constrangimento. A seção de temperos e ingredientes étnicas do Mercadinho Piratininga do Jardim Paulista, pertinho da rodoviária nova é muito boa. O supermercado, fundado nos idos dos anos 60 hoje tem 5 lojas, e este do Jardim Paulista, não tem o melhor visual do mundo, mas os funcionários são super atenciosos e a seção de temperos e ingredientes étnicos é muito boa mesmo; lá por exemplo é um dos poucos lugares aonde se acha pão sírio Maxifour, que a comunidade árabe adora! Ah o Pão de Queijo da padaria deles é bom também, pode pedir tranquilo.
Por fim, se você ama gastronomia e ainda não foi ao nosso Mercado Municipal de São José dos Campos, vá. Ele não é tão grande ou glamoroso quando o de São Paulo, mas é bacana, está no mesmo lugar desde o século 19, e no mesmo prédio desde 1921, e lá acha-se muita coisa lá, e o pastel de camarão que tem lá já vale a visita.
Abração e bons pratos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Este formulário só permite a publicação ou não do seu comentário.
Caso queira obter uma resposta direta ou comentário privado à alguma dúvida, aconselhamos que nos mande um email para comersjcampos@gmail
Abraços
Blog Comer São José dos Campos