domingo, 5 de janeiro de 2014

Peru de Natal - Só no Natal?

Este ano no Natal fui escolhido para de última hora, fazer o perú natalino.
Preparei o perú meio intuitivamente com o que havia na mão (aliás tudo de primeira graças ao anfitrião) e no fim deu muito certo. Segue mais ou menos a receita :)
Começamos com um bom perú, o que furamos com um garfão de dois dentes (tipo de churrasco) para absorver os ingredientes. Primeiramente usei uma aguardente de ameixas yugoslava para deixar a carne crocante por fora e macia por dentro. Posteriormente detectei que rum e conhaque funcionam a contento também. Complementei com manteiga de ervas (veja nota ao final) sobre toda a superfície para deixar a carne bem molhada, e recheiei a ave com cebolas. Montei uma cama de batatas e ao redor do perú para aproveitar o calor do forno muitas batas e cebolas, cruas, também recobertas de manteiga de ervas.
Duas horas e meia de forno à mais ou menso 200 graus, e o peru ficou lindo e cheiroso de morrer. Ai fizemos o molho com frutas vermelhas frescas, amoras, mirtilos, e outras berries, colocamos para cozinhar em groselha e cachaça, só até elas começarem a se desfazer. foi o suficiente. Jogamos uma pimenta vermelha na mistura já com o fogo desligado e tchan! Ficou delicioso para banhar as fatias de perú, , que comemos acompanhado de um arroz branquinho, feito na champagne, e farofa bem torradinha. Dispomos o perú arranjando com frutas em calda de um lado e batatas e cebolas oriundas do assado do outro lado.  
No fim das contas, será que não podemos fazer um assado deste tipo com mais frequencia? Afinal, se vcs verem em qualquer supermercado, o preço do tender, perus e outros assados de Natal despencam logo depois das festas de fim de ano. Não pode ser uma boa oportunidade de fazermos uma ceia incrementada para aquele convidado especial por um valor legal? Pensem nisto!
abraços

P.S. Caso não ache manteiga de ervas, misture manjericão seco, mangerona, alecrim, tomilho e se achar, um pouco de sal de ervas. Então misture em uma tigela com manteiga já molinha, pouco antes de revestir o perú. fica bom também.

Perú de Natal com o que tem a mão

Para a ave
1 Perú de bom tamanho (aprox 3 kg)
1 copo de aguardente doce, rum ou conhaque
QB Manteiga de ervas
1e 1/2 dúzia de batatas médias cruas
1 dúzia de cebolas médias cruas

Para o Molho
1/2 cestinha Mirtilos
1/2 cestinha Amoras
1/2 cestinha Framboesas
1/2 garrafa de groselha
1 copo de rum ou conhaque
1 pimenta vermelha, fresca.

Preparo
Furar o peru com garfo de churrasco, e derramar devagar um copo de aguardente doce sobre ele.
Revestir o peru todo com manteiga de ervas.
Rechear a ave com cebolas cortadas Juliene
Untar a forma.
Preparar uma cama de batatas (1/2 dúzia, cortadas em fatias grossas) para o perú não entrar em contato com a forma, e posicioná-lo no centro da forma.
Dispor na forma, o resto das batatas e cebolas cortadas Juliene (sendo as batatas furadas algumas vezes) e revestidas com manteiga de ervas também.
2 horas e meia de forno aproximadamente a 200.C

Molho
despejar meio litro de groselha e um copo de aguardente em uma panela e aquecer sem ferver.
Jogar as frutas, e misturar não deixando que elas se desfaçam completamente,
Controlar adicionando água se necessário para o molho não ficar excessivamente grosso
apague o fogo e jogue uma pimenta vermelha, inteira deixando descansar.

Come-se frio, acompanhe com arroz feito com vinho espumante (champanhe, prosecco, e outros) em vez de água, uma farofa e disponha com frutas em calda de um lado da bandeja e as batatas e cebolas do outro lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Este formulário só permite a publicação ou não do seu comentário.
Caso queira obter uma resposta direta ou comentário privado à alguma dúvida, aconselhamos que nos mande um email para comersjcampos@gmail
Abraços
Blog Comer São José dos Campos