terça-feira, 13 de março de 2012

Creme de Aspargos

Sempre que visito minha tia Lohir em São Paulo ela tem uma comida especial para servir. Tudo feito de forma prática, leve e saborosa. Não é aquela comida de mãe, pesada, em quantidades industriais, e sim o tipo de prato que se espera comer em um bistrô, feito com elegância e leveza. Esta receita de sopa de aspargos, é deste tipo. 
Eu amo aspargos, frescos ou em conserva (brancos, pois são cultivados no escuro), pois além de saborosos e de textura bem diferente, fazem muito bem à saúde; são pouco calóricos, e contém vitaminas do complexo B (ácido fólico), Betacaroteno (pró-vitamina A) além dos minerais Cálcio, Ferro e Fósforo. Também é uma excelente fonte de glutationa, um antioxidante com forte atividade cancerígena. 
Esta sopa ou creme de aspagros, é uma mistura da receita de minha tia, feita com yogurte, que considero mais leve, com a receita do site Panelinha da Rita Lobo, que usa creme de leite fresco, que é um pouco mais difícil de achar e acertar o ponto.
Recomendo que tentem as duas e me contem qual preferiram. Bom apetit! 

Creme de Aspargos
Ingredientes 1 pessoa
6 aspargos frescos

1/4 de cebola
1 dente de alho
1 colher (sopa) de manteiga
1 copo de yogurte ou 1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco
2 xícaras (chá) de água
QB Azeite de Oliva 
QB sal
QB Pimenta-do-reino


Modo de Preparo


  • Com uma faca, corte as partes mais duras e brancas dos talos dos aspargos e despreze. Corte as pontas de dois aspargos e reserve para enfeitar a sopa. O restante dos talos fatie em rodelas médias.
  • Numa tábua, descasque e pique o alho e a cebola. (Não deixe que os cubinhos de alho se misturem com os de cebola, pois eles serão refogados separadamente, para que o alho não queime e amargue).
  • Leve uma panela pequena ao fogo para aquecer. 
  • Junte a manteiga e, quando derreter, coloque a cebola picada e refogue, mexendo com uma colher. Quando ficar transparente, adicione o alho picado e mexa bem por 1 minuto.
  • Acrescente as rodelas de aspargos e deixe cozinhar por 3 minutos, mexendo de vez em quando.
  • Junte a água, tempere com sal e pimenta-do-reino e deixe cozinhar por 8 minutos em fogo médio.
  • Junte o yogurte (ou creme de leite fresco) à sopa, misture bem e deixe cozinhar por mais 1 minuto. 
  • Verifique o sabor; se precisar, corrija com sal e pimenta-do-reino. Um fio de azeite também vai bem. Transfira para um prato de sopa ou tigela e decore com as pontas de aspargos reservadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Este formulário só permite a publicação ou não do seu comentário.
Caso queira obter uma resposta direta ou comentário privado à alguma dúvida, aconselhamos que nos mande um email para comersjcampos@gmail
Abraços
Blog Comer São José dos Campos