segunda-feira, 5 de março de 2012

Macarrão sem Macarrão... Genial

Estou indo trabalhar no sábado (argh), à 80m km de minha casa, e começo a ouvir um quadro do programa "Caminhos Alternativos da CBN chamado "Lugar de médico é na cozinha", interessante, sobre alimentação mais saudável, sempre dando uma receita nova, original e, obviamente saudável, com nomes interessantes como "Caldeirada de frutos do mato" ou "Chocolate de abacate". Fiquei curioso com a chamada da receita daquele dia que era "Macarrão sem Macarrão". 
Eu amo a Macarronada que minha mãe fazia, ao dente, muito antes termos pasta de granno duro disponível no Brasil, ou Spaghetti à Carbonara ou da Lasagnha de Abobrinha que minha esposa faz; lembro do Spaghetti Alho e Oleo que faziamos em casa, e complementávamos com uns pedaços de sardinha quando a grana estava curta, ou mesmo da Lasagna maravilhosa de minha mãe... Foi natural que tenha sido atraído pelo título na hora; e resolvi reproduzir a receita, ainda mais com o meu atual excesso de peso; segundo o médico que faz o programa, a receita inventada pelo Chef Marco Giancola, do Quintal dos Orgânicos (veja crítica do Gastrolândia sobre o lugar aqui), a receita não tem nada de amido, e é super saudável. sinto que com algumas dúzias de prato destes emagrecerei rapidamente, voltando a ter meu corpo de toureiro espanhol, há tanto perdido no sedentarismo :)

Macarrão sem Macarrão (Spaghetti de Abobrinha) com "Pesto de Rúcula"

Ingredientes:
2 abobrinhas
1 mão cheia de Rúcula
Suco de um Limão
QB Azeite
QB Sal
QB Castanha do Pará (subsitui o queijo parmesão!) . Deve estar imersa em água por aproximadamente 4 horas para hidratar; isto é importante!
Alho (Cebolinha ou Alho poró podem ser usados em substituição)
tomate

Modo de Preparo:
Massa
Para fazer a "massa" é necessário ter um FATIADOR DE VEGETAIS E LEGUMES EM ESPIRAL, um tipo de fatiador (pode ser manual) que obtem fatias muito finas e compridas de legumes e vegetais. Caso vc não tenha este ou não queira comprá-lo nas lojas de acessórios de cozinha, opte por um RALADOR, mas neste caso vc deve puxar o ralados sem mover o legume, obtendo fatias longas da Abobrinha. 
Passe as duas abobrinhas neste fatiador, transformando-as em fatias finas como spaghetti, e pronto!

Molho
Coloque no liquidificador, a rúcula, o suco de limão, azeite, a castanha do pará (desprezando a água em que estava imersa), o alho e sal.  
Bata até a mistura ficar bem homogênea.

Coloque o molho sobre o spaghetti de abobrinha e bom apetite!
Imagine neste calor o quanto este prato deve ser refrescante!

Abraços 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Este formulário só permite a publicação ou não do seu comentário.
Caso queira obter uma resposta direta ou comentário privado à alguma dúvida, aconselhamos que nos mande um email para comersjcampos@gmail
Abraços
Blog Comer São José dos Campos