sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Achando ingredientes na região - São José dos Campos

Um de nossos visitantes no Blog perguntou aonde poderia encontrar aspargos frescos em São José, ele não deixou o email, então não tiva como responder diretamente... resolvi postar, mas isto me fez pensar em tanta gente que chega aqui e realmente leva um tempo para se achar na região.
Nem sempre é fácil achar ingredientes como aspargos, cogumelos de vários tipos, frutas, especiarias sem procurar, pois São José dos Campos não é São Paulo, apesar de ser melhor que a capital e um monte de aspectos.
Temos alguns endereços que são necessários para quem gosta de cozinhar e principalmente usando ingredientes frescos, pois achá-los nem sempre é fácil, então vamos lá:
Fachada Villarreal
Começamos obviamente pelas feiras livres. Quem gosta realmente de cozinhar, sabe que tem horas em que só a feira livre resolve. Em São José não é diferente e temos várias: Entre no site da prefeitura e verifique qual é mais próxima de você. Com o tempo conversando com os feirantes, você vai descobrir que há algumas feiras mais completas, com mais bancas, e outras mais compactas, de bairro mesmo, invariavelmente vc vai achar ingredientes legais e os melhores feirantes para se tornarem seu fornecedor habitual. Escolha a sua e vire freguês!
Temos também supermercados que ajudam na hora de procurar. Tem o Villarreal, que tem muita coisa boa, embutidos de boa marca, vinhos e azeitas, frutas secas, e uma seção de verduras muito boa. Veja o endereço aqui
Emporio Victoria
Outro que recomendo apesar de ser de rede, é o Pão de Açucar dentro do Shoping colinas, que me salvou algumas vezes. 
Para especiarias, temperos e outros temos duas sugestões: o Emporio Victoria, na rua Euclides da Cunha na Vila Ema, que além de ter muitos temperos diferentes e conservas, tem também vinhos e outras coisas que gostamos. Eles servem refeições também, verifique os horários e telefone aqui.
Mercado Municipal
Outro que vale a pena visitar, principalmente se você gosta de temperos diferentes, que as vezes, nem o pessoal da cidade mesmo sabe aonde encontrar, é o Mercadinho Piratininga, que recomendo sem constrangimento. A seção de temperos e ingredientes étnicas do Mercadinho Piratininga do Jardim Paulista, pertinho da rodoviária nova é muito boa. O supermercado, fundado nos idos dos anos 60 hoje tem 5 lojas, e este do Jardim Paulista, não tem o melhor visual do mundo, mas os funcionários são super atenciosos e a seção de temperos e ingredientes étnicos é muito boa mesmo; lá por exemplo é um dos poucos lugares aonde se acha pão sírio Maxifour, que a comunidade árabe adora! Ah o Pão de Queijo da padaria deles é bom também, pode pedir tranquilo.
Por fim, se você ama gastronomia e ainda não foi ao nosso Mercado Municipal de São José dos Campos, vá. Ele não é tão grande ou glamoroso quando o de São Paulo, mas é bacana, está no mesmo lugar desde o século 19, e no mesmo prédio desde 1921, e lá acha-se muita coisa lá, e o pastel de camarão que tem lá já vale a visita.
Abração e bons pratos!

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Decoração de Alimentos

Tudo bem que não sou muito fã desta linha de decoração de alimentos, mas achei um videozinho muito bonitinho que mostra como fazer patinhos e cisnes com maçãs, que inclusive são, aparentemente fáceis de fazer. Deve encantar em especial as crianças...Confira aqui

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Ydaygorô - Japonês do lado da ETEP

Ontem fui almoçar mais uma vez no Ydaygorô aqui em São José dos Campos, uma das nove unidades da rede no estado de São Paulo. O nome é de difícil lembrança e quer dizer santuário...

De preço compatível com os demais japoneses da cidade, oferece o de sempre... sushis e sashimis, tempurá, shimeji, frango katsu, harumaki (rolinho primavera), guioza, missoshiro, tudo a vontade; nas várias vezes em que fui, o atum estava melhor que a média (tem cada atum sem vergonha por aí...), o Harumaki muito crocante, gostoso, Tempurá legal, sem estar empapado de óleo. O Shimeji estava com a consistencia boa, mas veio com molho Teriyaki misturado, o que não foi aprovado pela minha mulher nem por mim.

Ao pedir mais sushis, ele veio disposto de jeito bem gracioso, o que me fez lembrar que a equipe do Ydaygoro tem uma preocupação com a boa aparência dos pratos maior que a média dos japoneses de hoje em dia; ainda que nunca fique como no site deles, foi mais um ponto positivo, pois além de pessoalmente sempre ter defendido que a aparência dos pratos é super importante em qualquer restaurante, é preciosíssima para a cultura e culinária japonesa, sempre tão preocupado com a estética.


Mesmo assim, uma das coisas que incomodam e, acho, em muitos outros japoneses hoje em dia, é a obessão pela novidade e o excesso de fusão com outras culinárias e sabores. Uma fixação com novidades... como por exemplo salmão com cream chesse e goiabada, o que parece ser demais pra minha limitada compreensão do mundo moderno; excesso demais; o Missoshiro vem com macarrãozinho, o que também achei um pouco estranho, e o já mencionado Shimeji. Mesmo assim a comida é saborosa, e os Sushis e Sashiimis vem a mesa com boa aparência e sabor. Experimente o suco de melancia com limão, bem refrescante, e as entradas (incluidas no rodizio), feitas com tilapia maçaricada, e o shimeji enrolado em salmão também maçaricado. Bem diferentes, e gostosos.



Os pratos, às vezes demoram a chegar, mas a comida no geral é gostosa e os valores são bem aceitáveis para o que oferece.

Um dos destaques da casa, que precisa ser mencionado é ser espaçosa, difícil de encher, com 3 ambientes amplos, e muitos "love seats" ou sofás como preferirem, com estacionamento na porta em uma rua que aos finais de semana sempre tem lugar.

Ydaygoro
Av Barão do Rio Branco, 855
Jardim Esplanada
São José dos Campos - SP

Tel.: (12) 3923-5246

almoço segunda a sexta 29,90
jantar de seg a quinta 36,90
almoço sab dom feriado 39,90

Horário de Funcionamento:
Segunda a Quinta:
12:00h às 14:30h e das 19:00h às 23:00
Sexta-Feira:
12:00h às 14:30h e das 19:00h às 00:00
Sábado:
12:00h às 00:00h
Sexta e Véspera de Feriado:
12:00h às 14:30h e das 19:00h às 00:00h
 Domingo e Feriado:

12:00h às 23:00h









quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Mais dicas de culinária...

Gente,
Um post rapidinho mas que vale a penas
Achei um site que tem um pouco de tudo para dona de casa, mas que tem algumas postagens muito legais de culinária e técnicas de cozinha. Chama "Dona de Casa Perfeita" Olha duas delas:
- 14 dicas explicadas com GIFs que foram realmente novidade... a do alho não experimentei ainda, mas a de como descascar alface americana, fiquei impressionado (como nunca pensei nisto antes!!!)
- o que fazer com as bandejas de gelo além do próprio gelo: Algumas das utilidades realmente não tinha idéia... vale a pena conferir.



domingo, 10 de novembro de 2013

O Brazeiro Salvador - Rei do Tempero

Tenho um amigo querido há mais de 30 anos, que sempre que nos encontrávamos, nos levava e apresentava a um lugar diferente para comer em São Paulo, que variava de um restaurante chiquérrimo ao pior pé sujo; o único ingrediente comum em todos eles era a comida, para ele, ser saborosa.
Em um destes dias, ele disse que ia nos levar àquilo que denominou "o melhor galeto do mundo"; ele sempre foi um pouco exagerado.
Pois bem, ao chegarmos ao local, na Vila Mariana, nos deparamos com um lugarzinho apertado, despretensioso, com azulejos de banheiro nas paredes, lotado, e bombando. Só servia galeto. E era muito bom mesmo.
Mas na época, nem prestamos muita atenção nisto, e todo mundo reclamou muito da apresentação do lugar, dizendo que não compensava ter ido, lugar brega, mal arrumado, etc... sendo a reclamação, no fundo, só para cutucar o amigo colecionador de restaurantes.
Anos se passaram, muitos anos, pelo menos uns 15 anos... e um belo dia, "perdido" em São Paulo no fim de semana, com mulher, filho e papagaio, pois tínhamos ido resolver um assunto qualquer por lá, ficamos com vontade de comer um galeto decente... então, subitamente, aquela lembrança de muitos anos atrás veio a minha mente... um lugar simples, a comida era de fato muito gostosa, quem sabe ele ainda existe... procura na internet, conversa com um e outro, achei o endereço e me mandei pra lá... eis que encontro de novo o Brazeiro Salvador. Estava repaginado, um pouco melhor, mas ainda com os azulejos na parede, e aquele arzinho de lugar caseiro, familiar; e bombando!
Ao chegar uma onipresente grelha, que mal dá espaço pra entrarmos no restaurante; é no equipamento enorme, que prepararam os franguinhos, regando-os constantemente com um molho de limão que deixa a carne do galeto, sequinha e crocante por fora e úmida por dentro.
O odor maravilhos invadiu as minhas narinas e senti que de fato, tinha acertado a pedida. Pedimos uma porção de Galeto e mais uns piriris, como polenta, e arroz (o acompanhamento do frango é apenas farofa e molho de cebola), que chegou em um tempo razoável. Os acompanhamentos estavam saborosos, e o galeto, de fato, era o melhor que já tinha comido.

Depois da experiência fiquei curioso a respeito do restaurante; ele foi criado há quase quarenta anos, e desde este tempo, mudou muito pouco: toalhinhas xadrez, os fatídicos azulejos, e o mesmo cardápio, criado por seu fundador, Salvador Mangini Filho, permanecem, mantidos pelos seus atuais sócios, filhos do Salvador.

Há também outras sugestões, como espeto misto e picanha fatiada, mas nada é como o Galeto da casa. Meia porção aliás, só da ave mesmo...
Nós gastamos 53 reais, com galeto, guarnição de arroz e batat frita e refri, em duas pessoas. Comemos bem, e recomendo... continua sendo o "melhor galeto do mundo".


O Brazeiro Salvador
Rua Luis Gois, 843/847
Vila Mariana
tel: 2275-7139
Aceita cartões, e tem estacionamento (pago à parte) ao lado



quinta-feira, 4 de julho de 2013

Bolo de limão com cobertura de leite condensado

Esse bolo ficou tão bom, que quando fui tirar foto, já estava no fim... :) 


INGREDIENTES
Bolo:
• 3 ovos
• 1/2 xícara de óleo de milho
• 2 xícaras de açúcar
• 3/4 xícara de leite
• 1/4 xícara de suco de limão
• Raspas de 1 limão
• 1 colher (sopa) de fermento em pó
• 2 xícaras de farinha de trigo
• 1 colher (café) de sal

Cobertura:
• 1/2 vidro de leite (ou leite de côco; eu prefiro não para acentuar o gosto do limão)
• 1/2 lata de leite condensado
• Caldo de 1/2 limão
• Raspas de limão

MODO DE PREPARO
Massa:
Bata tudo no liquidificador
Despeje em forma de furo central untada e enfarinhada
Leve para assar por aproximadamente 40 minutos à aprox 200.C ou até dourar
Depois de frio, espalhe a cobertura
Sirva

Cobertura:
Misture todos os ingredientes
Leve ao fogo e reduza, se necessário em banho maria 



segunda-feira, 24 de junho de 2013

Edo Zushi - Desequilibrou a balança ....

O Edo Zushi, para quem passa na porta, na rua Santa Elza, já impõe respeito: arquitetura bem vanguarda, linhas retas e uma placa em aço oxidado com o logotipo do restaurante, mostra que a proposta é ousada, uma nova empreitada do fundador do Orient Express, Eduardo Suga.  
Ao visitarmos o restaurante com amigos percebemos que a proposta é diferente dos demais rodizio-menos-camarão-porque-é-caro e outros tantos que misturam tanto os sabores que não sabemos mais se estamos comendo comida japonesa ou marciana.
O Edo impõe respeito dentro também. Não é muito grande e tem um buffet de pratos frios e outro de quentes que encantam tanto quanto o grande aquário marinho que corre de um lado a outro do ambiente principal do restaurante, e à noite, iluminado, é simplesmente sensacional.
Quer ter uma idéia? Ostras. Sim ostras, e não aquelas mirradinhas com gosto de coisa velha. Ostras suculentas de Santa Catarina, como nunca tinha comido na região. Mas tem mais. Sashimi de Polvo, e dos peixes de sempre; ou quase: comi um atum que presta, finalmente depois de muito tempo.
Os sushis se rendem à algumas modernidades, mas também temos os tradicionais, cada dia mais raros, e em tamanho corretos, com um balanço peixe-arroz em proporçoes clássicas e não muito grandes. Deu uma enorme satisfação degustá-los, ao contrário de outros japoneses da cidade que servem aqueles bolos de arroz com um carpaccio de peixe em cima que dá dó. No Edo encontrei niguiri de camarões, hossomaki de peixe voador (delicia), niguiri de atum delicioso, e outras surpresas.
As comidas quentes também são saborosas, guioza, harumaki, shimeji, e camarões empanados, tudo gostoso e substituído com frequência pelos chefs. 
Eu experimentei apenas o buffet até o momento, mas o carro chefe pretende ser o menu degustação, com uma entrada e sequência de seis pratos com três unidades cada. Eles também servem Aji Tataki, composto por carapau selado, temperado com cebolinha, alho, gengibre, servido com molho e montado em cima da própria carcaça do peixe.
Ao sair de lá pela terceira vez, minha esposa comentou: Agora ficou difícil ir em outro japonês aqui em São José dos Campos... Ficou mesmo.

Faixa de preço: acima de 70 reais por pessoa.







Restaurante Edo Zushi
Endereço: Rua Santa Elza, 250 – Vila Adyana
Atendimento: de 3ª a sábado, das 19h às 23h / sábado e domingo, das 11h30 às 15h.
Reservas| (12) 9313-2995

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Peras ao Vinho - Poire au Vin

Peras ao Vinho

A fruta predileta de meu pai era Pera. Impossível não lembrar do meu velho pai ao comê-las, e à medida que o tempo passa o gosto  delicado e adstringente, molhado, da pera williams mais se associa a minhas memórias com meu pai por perto, e me lembro melhor de suas qualidade.
Hoje achei umas perinhas machucadas, quase vencendo na geladeira, e num átimo, resolvi aproveitá-las para não perdê-las. Fiz peras ao vinho, que se conservam por um bom tempo por conta do açúcar e do vinho, e são deliciosas. No fim ficaram tão boas que vai tudo se acabar rapidinho!

Veja como fazer

Ingredientes
4 peras
3 taças de vinho
2 laranjas espremidas
3 cravos
1 pau de canela
4 colheres de sopa de açúcar


Modo de preparo
Misture todos os ingredientes, menos as peras,
Descasque e acrescente as peras
Cozinhe em fogo brando por 1/2 hora.

Acompanha calda de chocolate, ou mesmo um singelo creme de leite aberto na hora.
Sorvete de baunilha vai bem também
Bom proveito :)







quarta-feira, 13 de março de 2013

Padaria Pao de Queijo

A padaria Pão de Queijo, está entre as mais conhecidas da cidade, tendo sido reformada há algum tempo e hoje sendo bastante confortável, com várias vagas à porta, visual, moderno, e um pé direito bem alto, que junto com o ar condicionado dá um pouco mais de conforto aos cliente, nos dias quentes.
Ela tem bastante variedade de salgadinhos, pães saborosos, café expresso, tudo que uma padaria decente deveria ter. Os lanches quanto pedidos de uma forma específica, se houver insistência, saem do jeito que queremos.
Na verdade pessoal, confesso que este post ficou encostado durante um bom tempo em meus rascunhos porque não achei nada de mais especial a dizer sobre ela, inclusive não gostei da pizza que experimentei por lá, achando-a inferior a de outras padaria como Senhor dos Pâes, ou 9 de Julho, o que para mim é o fim. Fiquei triste pois ela é definitivamente uma padaria que faz produtos com qualidade e muito tradicional....
PORÉM, finalmente, há algumas semanas atrás descobri o que, na minha opinião, se destaca positivamente, acima das outras padarias, na padaria Pão de Queijo: o almoço.  Passei por lá por 3 vezes para almoçar com minha família, e achei o almoço maravilhoso, em todas elas. Carnes ao molho, panquecas, saladas variadas, um arroz e feijão muito bem feitos, eles tem um pouco de tudo, desde o trivial, até algumas ousadias, novidades, tudo por um preço justo, e servidos com a aparência muito acima da média, equivalente ao sabor dos pratos. Recomendo fortemente. Experimente, principalmente no fim de semana, e nos conte sua experiência.
Abraços

Padaria Pão de Queijo
Av. Adhemar de Barros, 1075
Villa Ady Anna
São José dos Campos - SP
tel: 3922-0988 / 3911-6247
24 horas
almoço executivo, trabalham com todos os cartões